Dia de São Valentim

Imagem
Apesar do Brasil celebrar o Dia dos Namorados em junho, casais apaixonados da Europa e dos Estados Unidos comemoram o amor em 14 de fevereiro. Esse dia, chamado "Valentine's Day" (ou Dia de São Valentim), é conhecido no mundo todo como "o dia mais romântico do mundo", pois além de ser um dia para apaixonados é também um dia onde se pode expressar amor e amizade pelo outro. Origem do dia dos Namorados A história do Dia de São Valentim remonta ao século III d.c. O Imperador Romano Claudius II proibiu os casamentos, para assim angariar mais soldados para as suas tropas. Um sacerdote da época, bispo São Valentim, desrespeitou este decreto imperial e realizava casamentos.  O segredo foi descoberto e Valentim foi preso, torturado e condenado à morte. Mesmo atrás das grades, o bispo recebeu cartas e flores de pessoas que acreditavam no amor e queriam agradecê-lo por realizar seus casamentos. Também foi no xilindró que Valentim se apaixonou por uma mulher, mesmo sabe...

O Misantropo

Todo mundo vai á uma boate, baile, danceteria no final de semana. Todo mundo compra roupas que estão na moda. Todo mundo vai ao cinema no dia da estréia do filme. Todo mundo passa horas na fila para entrar em um show. Todo mundo viaja na alta temporada... Todo mundo... menos eu. Estou errada?
Isso tudo pra mim é irracional...
Amo algumas pessoas (meus filhos, meu marido, meus familiares, meus poucos amigos verdadeiros), viajo fora de temporada, vou aos lugares que eu gosto, me visto como quero sem me preocupar com a moda. Defino as pessoas "normais" (aquelas que amam todo mundo) como "Maria vai com as outras" e, a partir do momento que você não vai você se torna diferente. Não existe uma maneira de mudar o pensamento das grandes massas, logo, eu me afasto. Longe das grandes aglomerações, das massas populares, dos congestionamentos, daquele "comum repetitivo"... Sinto satisfação. Enfim, Vivo muito bem do jeito que sou. Ninguém precisa seguir a massa e, não seguir a massa não significa ser misantropo. Significa ser autêntico.



O Misantropo

  • Que sofre misantropia, ou seja, repulsa a convivência social, prefere viver em isolamento. Antissocial, solitário; 
  • Aquele que não mostra preocupação em se dar com as outras pessoas, de ter uma vida social preenchida - tendência a ter uma pouca ou praticamente inexistente vida social. 
  • Estado de reclusão que alguns indivíduos escolhem para viver;
  • Que demostra ou sente melancolia, tristeza (apático, depressivo, prostrado);
  • Aversão ao ser humano; Posição de desconfiança e tendência para antipatizar com outras pessoas.

MISANTROPIA

O termo também é aplicável a todos aqueles que se tornam solitários por causa dos sentimentos acima mencionados (de destacar o elevado grau de desconfiança que detêm pelas outras pessoas em geral).


Os misantropos expressam uma antipatia geral para com a humanidade e a sociedade, mas geralmente têm relações normais com indivíduos específicos (familiares, amigos, companheiros, por exemplo). A misantropia pode ser motivada por sentimentos de isolamento ou alienação social, ou simplesmente desprezo pelas características prevalecentes da humanidade/sociedade. 


A misantropia não implica necessariamente uma atitude bizarra em relação à humanidade. Um misantropo não vive afastado do mundo, apenas é reservado (introvertido/timido fundamentalmente) e, é precisamente por este fato que é habitual serem poucos os seus amigos ou pessoas que estabeleçam um vinculo afetivo. Olham para todas as pessoas com uma desconfiança, é frequente serem feitos "juízos de cálculo" de cada um que se aproxime, embora muitas vezes não o demonstrem. 

São pessoas que não gostam de grande agitação ao seu redor, pois não se sentem bem diante de muita gente, preferindo ficar em casa a sair para locais de diversão (indisposição para ir a lugares com muita gente, o que invariavelmente faz da pessoa uma caseira convicta). Podem ocorrer frequentes mudanças de humor: ora feliz, ora melancólico, o termômetro do estado de espírito fica louco, oscilando constantemente (poucas são as pessoas que vêem este seu aspecto, normalmente as mais próximas). Normalmente são muito perfeccionistas no que gostam de fazer e no que se comprometem a fazer. É muito frequente destacarem-se nas áreas em que estão inseridos (as que eventualmente têm um à vontade), pois dedicam grande parte do seu tempo ao trabalho. 

A misantropia costuma aparecer desde logo durante a infância em crianças tímidas, introvertidas e caladas que têm dificuldades em fazer amigos, nomeadamente na escola, preferindo muitas vezes ficarem sozinhas. Com o passar dos anos, tendem a ser bastante sarcásticos/irónicos nas observações que fazem (pode-se dizer que em parte a grande timidez é disfarçada por estas duas características) - têm uma interpretação muito própria de tudo aquilo que vêem e de tudo aquilo que lhes é dito pelas outras pessoas, sendo bastante observadores e atentos ao que os rodeia embora, muitas vezes, não o pareça. Um fato notável é que são muito inteligentes, tendem a resolver desafios e enigmas com muita facilidade, já que vivem de um raciocínio puramente lógico embora não se deixam ser percebido. 

Uma das explicações mais consistentes para esta aversão social deriva do fato de darem bastante relevância aos aspectos negativos que constatam nas pessoas ou simplesmente terem medo que estas os desiludam, daí as evitam. Têm uma forte sensibilidade ficando extremamente afetados com tudo o que os rodeia (mesmo que muitas vezes não estejam envolvidos diretamente) daí ser muito fácil, ao longo da vida, passarem por várias depressões. 

Expressões evidentes de misantropia são comuns em sátira e comédia, embora a intensa seja geralmente rara. Expressões mais sutis são mais comuns, especialmente para mostrar as faltas/falhas na humanidade e sociedade. 

É muito importante salientar que o misantropo tem dificuldades em assumir essas características tanto para si mesmo quanto para as pessoas mais próximas. Raros são os casos em que eles refletem acerca da possibilidade da misantropia ser integrante real das suas vidas, costumando negar a existência desta em todos os casos. Vale salientar que o frio ajuda a criar a misantropia, sendo assim mais difícil nota-lo em climas tropicais.
"Se todo mundo fosse embora
E só eu ficasse aqui
Eu teria nessa hora
Um bom motivo pra sorrir
Se tudo desaparecesse
E nao ficasse mais ninguém
Somente num dia desses
Eu passaria muito bem
Sonho que eu tenho por noites seguidas
Do mundo acabando num belo dia
Sem choro nem despedida
Mesmo porque ninguém se conhecia
Chame de misantropia ou como quiser
Mas você não me engana
Não perde quem desconfia
Culpa da nossa tão odiosa natureza humana"
(Odiosa Natureza Humana - Matanza)

F60-F69 Transtornos da personalidade e do comportamento do adulto
Este agrupamento compreende diversos estados e tipos de comportamento clinicamente significativos que tendem a persistir e são a expressão característica da maneira de viver do indivíduo e de seu modo de estabelecer relações consigo próprio e com os outros. Alguns destes estados e tipos de comportamento aparecem precocemente durante o desenvolvimento individual sob a influência conjunta de fatores constitucionais e sociais, enquanto outros são adquiridos mais tardiamente durante a vida. Os transtornos específicos da personalidade (F60.-), os transtornos mistos e outros transtornos da personalidade (F61.-), e as modificações duradouras da personalidade (F62.-), representam modalidades de comportamento profundamente enraizadas e duradouras, que se manifestam sob a forma de reações inflexíveis a situações pessoais e sociais de natureza muito variada. Eles representam desvios extremos ou significativos das percepções, dos pensamentos, das sensações e particularmente das relações com os outros em relação àquelas de um indivíduo médio de uma dada cultura. Tais tipos de comportamento são geralmente estáveis e englobam múltiplos domínios do comportamento e do funcionamento psicológico. Freqüentemente estão associados a sofrimento subjetivo e a comprometimento de intensidade variável do desempenho social.
O Comportamento Anti-Social no transtorno de personalidade borderline (TPB)  é aquele onde o indivíduo tem aversão ao convívio social, tornando-se portanto, uma pessoa  introvertida, tímida ou reservada. Não deve ser confundido, no entanto, com o termo "anti-social" referente à psiquiatria (caracterizado pelo desprezo ou transgressão das normas da sociedade, frequentemente associado a um comportamento ilegal.) O mais correto para este caso de acordo com a psiquiatria é o termo misantropia. O borderline, é então, na maioria das vezes um misantropo; cujo termo, é definido pela enciclopédia como "Aquele que não mostra preocupação em se dar com as outras pessoas, de ter uma vida social preenchida e que tem tendência a ter uma pouca ou praticamente inexistente vida social." Em outras palavras, o borderline gosta de pouco contato social e muitas vezes busca o isolamento. Normalmente são poucos os seus amigos ou pessoas com as quais estabeleça um vinculo afetivo. (Wally Wenzel)

FONTE
  • https://www.ufrgs.br/psicopatologia/wiki/index.php?title=Transtorno_da_Personalidade_Borderline 
  • http://www.datasus.gov.br/cid10/V2008/WebHelp/f60_f69.htm 
  • https://books.google.com.br/books?id=JWxKSx_CMvQC&pg=PA181&dq=misantropia&hl=pt-BR&sa=X&ei=yj0GU8_mJ7LIsASIrIGoDg#v=onepage&q=misantropia&f=false
  • http://pt.wikipedia.org/wiki/Misantropia 
  • https://books.google.com.br/books?id=AJ9DbURUaecC&printsec=frontcover&dq=Misantropia,+Filantropia,+Apatia&hl=pt-BR&sa=X&ved=0ahUKEwi3wdjXqbbNAhWDDJAKHd6OAO4Q6AEIHzAA#v=onepage&q=Misantropia%2C%20Filantropia%2C%20Apatia&f=false
  • http://www.forsakenbrasil.com.br/site/forum/assuntos-off/391-misantropia--sintomas-opinioes-e-analises-.html 
  • http://vidadeumaborderline.blogspot.com/2010/10/comportamento-anti-social-borderline.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eu escolho o amor - Max Lucado

Síndrome do ninho vazio