Dia de São Valentim

Imagem
Apesar do Brasil celebrar o Dia dos Namorados em junho, casais apaixonados da Europa e dos Estados Unidos comemoram o amor em 14 de fevereiro. Esse dia, chamado "Valentine's Day" (ou Dia de São Valentim), é conhecido no mundo todo como "o dia mais romântico do mundo", pois além de ser um dia para apaixonados é também um dia onde se pode expressar amor e amizade pelo outro. Origem do dia dos Namorados A história do Dia de São Valentim remonta ao século III d.c. O Imperador Romano Claudius II proibiu os casamentos, para assim angariar mais soldados para as suas tropas. Um sacerdote da época, bispo São Valentim, desrespeitou este decreto imperial e realizava casamentos.  O segredo foi descoberto e Valentim foi preso, torturado e condenado à morte. Mesmo atrás das grades, o bispo recebeu cartas e flores de pessoas que acreditavam no amor e queriam agradecê-lo por realizar seus casamentos. Também foi no xilindró que Valentim se apaixonou por uma mulher, mesmo sabe...

Resenha: A culpa é das estrelas (John Green)

O livro "A culpa é das estrelas", de John Green, é um romance que nos faz chorar, como todos desse gênero consegue. A diferença é que os personagens principais têm câncer.

Hazel é uma adolescente que convive com o câncer. Suas escolhas não dependem somente dela, mas do que o câncer lhe permite fazer. Os "privilégios do câncer" é tão estreito que, se fosse possível, seriam trocados pelo privilégio de viver um pouco mais.

O câncer não é justo, nunca o é. Pais sendo enterrados pelos filhos é o que, normalmente se espera acontecer. Mas o câncer não permite o curso normal da vida e, o que se vê são pais enterrando seus filhos. E Hazel não suporta ser o Alfa e o Ômega na vida de seus pais.

Muitos sofrem sem merecer, como o caso de Hazel e Gus e seus amigos do grupo de apoio.
Então, de quem é a culpa?
"A culpa, meu caro Bruto, não é de nossas estrelas / Mas de nós mesmos, que consentimos em ser inferiores." (Shakespeare)
"Estrelas", nessa frase, significam "destino" e John Green quis mostrar que a culpa é das estrelas (destino) sim! 
Rico ou pobre, letrado ou analfabeto, branco ou negro, criança ou idoso... suas células cancerígenas não se importam com isso... então, a culpa tem que ser das estrelas!


 
A história entre Gus e Hazel é emocionante. Infelizmente finais felizes não existem para todos. E se você acha que amar é ser feliz para sempre, não leia esse livro.
Hazel e Gus entenderam que, para eles, bastava apenas o O.K.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Misantropo

Eu escolho o amor - Max Lucado

Síndrome do ninho vazio