Cyril Northcote Parkinson publicou em 1957 o livro: "A Lei de Parkinson e outras pesquisas de administração”. Neste trabalho ele formulou sua famosa lei, que na verdade não é apenas uma, mas várias.
Parkinson observou com cuidado a forma como o trabalho era desenvolvido nas dependências do Estado, no Serviço Civil Britânico. Com base na sua experiência cotidiana, conseguiu descobrir padrões que lhe permitiram definir seus princípios básicos. A Lei de Parkinson pode se resumir a três postulados fundamentais:
- “O trabalho se expande até preencher o tempo do qual se dispõe para a sua realização.” Isto significa que se você tem uma hora para realizar uma tarefa, você irá usar uma hora para fazê-la. Mas se você tiver um mês, demorará um mês. Essa é a Lei do Adiamento: quando dispomos de tempo, sempre haverá a tendência de adiar tudo aquilo que precisa ser feito.
- “As despesas aumentam até cobrir todos os ganhos.” Isso é verdade, não importa quanto você ganha, você sempre encontrará um jeito de “estar no limite” e inclusive com dívidas.
- “O tempo dedicado a qualquer tema da agenda é inversamente proporcional a sua importância.” Ou seja, os assuntos menos importantes são os que acabam ocupando a maior parte do tempo.
Os alunos estudando para a prova no último instante; O projeto que tem que ser enviado para o chefe/patrão sendo finalizado minutos antes. Ou seja, aquela tarefa importante deixada para a última hora. Todos estão fazendo/trabalhando/agindo/movendo-se/concentrando-se apenas naquele trabalho porque têm pouco tempo para o realizar, mesmo que isso implique em negligenciar a fome e o sono.
Muitos gostam de viver "na pressão", já que trabalham melhor assim. Confesso que já fiz isso muitas vezes e que a dedicação e o foco no trabalho pelo pouco tempo foi melhor quando eu tinha mais tempo. É óbvio que não aconselho-o a deixar tudo para última da hora, muito menos a deixar de dormir. O que digo é para colocar uma hora de término e que cumpra essa hora. Dessa forma irá se sentir pressionado a realizar essa tarefa, concentrando-se apenas nisso e elevando todo o seu potencial. Isso é gerenciar o seu tempo.
"O homem mais ocupado é o que tem mais tempo livre". (C. N. Parkinson)
Referências
http://www.escolafreelancer.com/aumentar-a-produtividade-com-a-lei-de-parkinson/
http://www.escolafreelancer.com/7-dicas-para-aprender-a-organizar-o-seu-dia-de-forma-eficiente/
https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/administracao/a-lei-de-parkinson-e-a-gestao-de-tempo/33268
https://amenteemaravilhosa.com.br/lei-de-parkinson/
Comentários
Postar um comentário