Dia de São Valentim

Imagem
Apesar do Brasil celebrar o Dia dos Namorados em junho, casais apaixonados da Europa e dos Estados Unidos comemoram o amor em 14 de fevereiro. Esse dia, chamado "Valentine's Day" (ou Dia de São Valentim), é conhecido no mundo todo como "o dia mais romântico do mundo", pois além de ser um dia para apaixonados é também um dia onde se pode expressar amor e amizade pelo outro. Origem do dia dos Namorados A história do Dia de São Valentim remonta ao século III d.c. O Imperador Romano Claudius II proibiu os casamentos, para assim angariar mais soldados para as suas tropas. Um sacerdote da época, bispo São Valentim, desrespeitou este decreto imperial e realizava casamentos.  O segredo foi descoberto e Valentim foi preso, torturado e condenado à morte. Mesmo atrás das grades, o bispo recebeu cartas e flores de pessoas que acreditavam no amor e queriam agradecê-lo por realizar seus casamentos. Também foi no xilindró que Valentim se apaixonou por uma mulher, mesmo sabe...

À procura da tal Paciência...

Estava sem paciência... Tentei fazer crochê (quer dizer, aprender) não deu certo; tentei contar até 1000, mas me esqueci da contagem no meio do caminho. Enfim, estava difícil aturar algumas coisas!
As pessoas abusaram e abusam da minha boa vontade! Estava tentando engolir a seco, fazer o "bolo" descer, mas estava vendo que o bolo já estava criando vontade própria!


Resolvi dar um jeito. Comprei um livro "O poder da Paciência" de M.J. Ryan (já tinha comentado sobre ele no post Relações Destrutivas) pra ver se conseguia aprender a ter um pouco mais de paciência.

Vamos começar falando sobre o que é paciência: s.f. Virtude que faz suportar com resignação a maldade, as injúrias, as importunações etc.; Perseverança, constância; Nome de certo jogo de cartas (já tentei jogar pra ver se ficava paciente, mas a única coisa que esse jogo traz é o vício).
 Ao contrário de impaciência, que significa pressa; sofreguidão (Ansioso, desejoso, ávido); e desespero.

    "Todos vivemos muito apressados, pressionados por compromissos e horários, numa louca e absurda carreira que chega a comprometer nossa saúde física e psicológica. Ao fazer tudo com pressa, desesperadamente, a qualidade do que se realiza fica muito comprometida; a correria leva ao automatismo, à desatenção, ao desprezo pelos detalhes que mereceriam um olhar mais detido, mais cuidadoso. É como se as pessoas corressem, constantemente, atrás de um futuro que não chega nunca, como se almejassem um final sobre o qual se precipitasse sem saber qual seria esse fim".
    Bem, a paciência precisa ser cultivada todos os dias. Isso eu aprendi. Ter que esperar é muito difícil pra mim; filas de banco, do ponto de ônibus, do mercado... Ah! Só de pensar me dava uma agonia. Mas, com esse livro, vi que muitas coisas, mesmo que nos aborreçamos, não vai mudar nem vai ser mais rápido. O melhor, então, é aproveitar o momento da espera e fazer outras coisas que nos agrada, como ler um livro, ouvir música, acessar a internet (bendita internet de bolso!), pensar e planejar melhor o futuro, enfim, usufruir o tempo que temos e que, às vezes, investimos apenas em uma área que, normalmente, é a que mais nos irrita.

    Ver alguns de nossos amigos de classe desenvolvendo-se melhor nos faz ficar angustiados e pensar quanto tempo perdemos e onde paramos. Mas vi que, cada um tem o seu próprio tempo. O que para alguns fazer uma salada é tão fácil, para outros é uma missão: arar a terra, plantar, cultivar, colher, lavar, cortar e ir à mesa. Todos chegarão ao mesmo lugar, mas em tempos diferentes e de forma diferente. "Talento significa uma enorme paciência". (Gustave Flaubert).

    A impaciência, a falta de tempo faz pensarmos mais em nós e esquecermos dos que nos rodeiam. Uma frase importante que li no livro é: “A paciência é algo que você admira no motorista que está atrás de você, mas não no que está à sua frente.” (Bill Mcglashen). Isso é verdade! Quantas vezes nos deparamos com brigas de trânsito e que algumas acabam em morte. Ser gentil e educado no trânsito, hoje em dia, não existe mais. 


    Cada um age de um jeito, alguns têm a paciência de Jó, outros possuem pavio curto. Dependendo de nossa reação, a vida nos levará a rumos diferentes.
    Ainda não sou paciente como Jó (amo esse texto), mas estou tentando. O mais importante, como Ryan diz,  é querer mudar, e eu quero. Estou comemorando, todos os dias, o meu progresso, cada vitória, cada luta, enquanto a batalha não termina. Conto com a compreensão de todos se eu falhar algum dia, afinal, ninguém é perfeito!

    Enfim, o livro é muito bom, me ajudou muito e ajudou algumas amigas que eu emprestei o livro.

    Boa leitura!

    _________________________________________________________________________

    Para pensar:

    • "Paciência e perseverança tem o efeito mágico de fazer as dificuldades desaparecerem e os obstáculos sumirem." (John Quincy Adams).
    • “Aprenda a fazer pausas ou nada de valor te alcançará.” (Doug King).
    •  “Um momento de paciência pode evitar um grande desastre; um momento de impaciência pode arruinar toda uma vida.” (Provérbio Chinês).
    • "O ódio é o prazer mais duradouro; os homens amam com pressa, mas odeiam com calma". (George [Lord] Byron)
    • “Tenha paciência. Todas as coisas são difíceis antes de se tornar fáceis.”
    • “Espera tu pelo Senhor; anima-te, e fortalece o teu coração; espera, pois, pelo Senhor.” Salmos 27:14
    • “Esperei com paciência pelo Senhor, e ele se inclinou para mim e ouviu o meu clamor.” Salmos 40:1
    • “Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência o aguardamos.” Romanos 8:25
    • “Portanto, irmãos, sede pacientes até a vinda do Senhor. Eis que o lavrador espera o precioso fruto da terra, aguardando-o com paciência, até que receba as primeiras e as últimas chuvas.” Tiago 5:7
    • “Eis que chamamos bem-aventurados os que suportaram aflições. Ouvistes da paciência de Jó, e vistes o fim que o Senhor lhe deu, porque o Senhor é cheio de misericórdia e compaixão.” Tiago 5:11
    • “Pois, que glória é essa, se, quando cometeis pecado e sois por isso esbofeteado, sofreis com paciência? Mas se, quando fazeis o bem e sois afligidos, o sofreis com paciência, isso é agradável a Deus.” 1 Pedro 2:20

    Comentários

    Postagens mais visitadas deste blog

    O Misantropo

    Eu escolho o amor - Max Lucado

    Síndrome do ninho vazio